27 setembro, 2007

Música!


No sábado passado:

- Digam-me qual é a escala relativa menor harmónica de sol menor.
Após um breve silêncio alguém atréve-se a responder:
- Mi menor. Tem um sustenido na clave de sol e por ser harmónica tem meios-tons do 2º grau para o 3º, do 5º para o 6º e do 7º para o 8º (do 5º para o 6º é um tom e meio).
Que complicação... pensei eu. Afinal a música, para mim, não é só saber tocar violino... tenho mesmo de saber contruir escalas!(e outras coisas...)
Após este primeiro impacto com a nova professora de teoria da música, fui direitinha para casa estudar as escalas (através do livro do Artur Fão que parece não ser o mais apropriado - segundo a nova professora - "é para bandas filarmónicas"). Agora já sei mais algumas coisinhas sobre escalas (maiores, menores, relativas, harmónicas, melódicas).
Euzi prepara-te...
Próximo sábado - Acordes!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Sorte porque eu não vou por aí! lol